Austrália, Malásia, Cingapura e África do Sul lançam suas moedas digitais

Cryptos 25 de Out de 2021

Foto: Publicação Reuters.

Os bancos centrais da Austrália, Cingapura, Malásia e África do Sul conduzirão um teste de pagamentos transfronteiriços usando diferentes moedas digitais do banco central (CBDC) para avaliar se isso permite que as transações sejam liquidadas de forma mais barata e fácil, disseram os bancos na quinta-feira.

Muitos governos e bancos centrais em todo o mundo estão explorando o uso de CBDCs, que são formas digitais de moedas existentes. Alguns, como a China, estão testando CBDCs focados no varejo, projetados para replicar o dinheiro em circulação, enquanto outros estão considerando usar os chamados CBDCs de atacado para melhorar o funcionamento interno de seus sistemas financeiros.

A maioria dos projetos ainda está nos estágios iniciais e tem foco doméstico, mas o desenvolvimento de regras e estruturas globais para como os CBDCs podem ser usados internacionalmente é complicado do ponto de vista técnico e potencialmente político.

Este último projeto visa desenvolver protótipos de plataformas compartilhadas para transações transfronteiriças usando vários CBDCs, disse o comunicado do Reserve Bank of Australia, Bank Negara Malaysia, da Autoridade Monetária de Cingapura, do South African Reserve Bank e do Bank of International Settlement's Innovation Hub, que lidera o esquema.

Essas plataformas permitiriam que as instituições financeiras negociassem diretamente entre si em CBDCs, o que poderia eliminar a necessidade de intermediários e reduzir o tempo e o custo das transações.

A iniciativa, que também explorará diferentes projetos técnicos, de governança e operacionais, deve publicar seus resultados no início de 2022, disse o comunicado.

“A plataforma compartilhada multi-CBDC ... tem o potencial de superar os arranjos de pagamento legados e servir como base para uma plataforma de liquidação internacional mais eficiente”, disse o governador assistente Fraziali Ismail, Banco Negara Malaysia, no comunicado.

Um projeto separado liderado pelo BIS explorando o uso de CBDCs para pagamentos transfronteiriços também está em andamento envolvendo bancos centrais da China, Hong Kong, Tailândia e Emirados Árabes Unidos.

Por Alun John e edição por Shri Navaratnam

Leia o post na integra no link abaixo da fonte: Reutes

Australia, Malaysia, Singapore and South Africa launch cenbank digital currency scheme
Central banks in Australia, Singapore, Malaysia and South Africa will conduct a cross border payments trial using different central bank digital currencies (CBDC) to assess if this allows transactions to be settled more cheaply and easily, the banks said on Thursday.

Marcadores

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.