Como o Open Banking coloca o cliente no centro do mundo financeiro

Open Banking 12 de Jul de 2021

Foto: Publicação infomoney

O dia 15 de julho marca o início da era do Open Banking no Brasil na prática. Dados do perfil financeiro de clientes – muitas vezes guardados a sete chaves pelos grandes bancos – poderão ser compartilhados livremente entre eles próprios e com fintechs e concorrentes digitais.

A expectativa do Banco Central é desencadear uma onda inédita de competição no setor bancário, um dos mais concentrados da economia brasileira.

Com o fim do monopólio da informação, cai uma das grandes barreiras de entrada para quem tenta desafiar o status quo das cinco fortalezas que dominam o setor bancário de varejo.

Simplesmente ter os dados deixará de ser uma vantagem competitiva. A concorrência se dará em outras dimensões: uso de inteligência artificial, especialização, qualidade do serviço, ótimas experiências digitais e, é claro, melhores preços e condições.

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Como o Open Banking coloca o cliente no centro do mundo financeiro | InfoMoney
Com a abertura das plataformas de serviços e de dados e o estímulo à livre concorrência do open banking, espera-se o aumento da competição no sistema financeiro

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