Expectativa de inflação sobe pela 5° semana consecutiva
O boletim Focus é um termômetro de mercado. O boletim demonstra a expectativa de mercado sobre os principais índices econômicos. O Banco Central do Brasil coleta as estimativas das principais instituições financeiras e os consolida no Boletim Focus. Sua divulgação acontece nas manhãs de segunda-feira. Os índices pesquisados são:
- IPCA
- PIB
- Taxa de Câmbio
- Taxa Selic
- IGP-M
- Preços Administrados
- Produção Industrial
- Conta Corrente
- Balança Comercial
- Investimento Direto no País
- Dívida Líquida do Setor Público
- Resultado Primário
- Resultado Nominal
Nessa semana (07/05/2021), as expectativas demonstram uma deterioração no que tange aos índices de inflação.
IPCA
A expectativa do mercado aponta pela quinta vez consecutiva uma elevação no IPCA. Em janeiro de 2021, o mercado previa uma taxa acumulada em 12 meses para o IPCA de 3,34% ao ano. Nesta semana, a expectativa ficou em 5,06% ao ano. Essa deterioração ocorre há 5 semanas.

IGP-M
Outro índice de inflação que vem se deteriorando é o IGP-M. O IGP-M é o principal instrumento de reajuste dos alugueis e sua elevação tem impacto posterior no IPCA. Em janeiro de 2021, o mercado previa uma taxa acumulada em 12 meses para o IGP-M de 4,60% ao ano. Nesta semana, a expectativa ficou em 14,81% ao ano.

TAXA DE CÂMBIO E SELIC
A taxa de câmbio vem depreciando desde de janeiro de 2021. A expectativa para o fim do ano de 2021 era de R$5,00 para cada dólar americano. No boletim Focus de 07/05/2021 a expectativa estava em R$ 5,35. Isto representa uma depreciação de 7,8% na taxa de câmbio considerando a média móvel de quatro semanas. Com a elevação das taxas de inflação e a depreciação do câmbio pressionam o Comitê de Política Monetária - COPOM.
Na semana passada o COPOM definiu a meta da taxa SELIC em 3,50% ao ano para os próximos quarenta e cinco dias.
O COPOM confirmou o aumento de 0,75% sobre a taxa de 2,75% conforme havíamos apontado no semana passada. Clique aqui para reler o artigo!
CENÁRIO DE BOOM NO PREÇO DAS COMMODITIES
Na semana passada a elevação dos preços da commodities e a taxa de câmbio favorável animaram os mercados brasileiros.

A expectativa do mercado é que o Brasil apresente crescimento do PIB de cerca de 3,21% neste ano. O boom dos preços das commodities e o câmbio desvalorizado impulsionam as exportações do Brasil.
Esse poderá ser o fator principal de recuperação brasileira para o ano de 2021.
Para acessar todos os dados do Boletim Focus clique aqui!