Expectativas do mercado

Expectativas do mercado 3 de Mai de 2021

O boletim Focus é um termômetro de mercado. Isso ocorre porque demonstra a expectativa de mercado sobre os principais índices econômicos. O Banco Central do Brasil coleta as estimativas das principais instituições financeiras e os consolida no Boletim Focus.  Sua divulgação acontece nas manhãs de segunda-feira. Os índices pesquisados são:

  • IPCA
  • PIB
  • Taxa de Câmbio
  • Taxa Selic
  • IGP-M
  • Preços Administrados
  • Produção Industrial
  • Conta Corrente
  • Balança Comercial
  • Investimento Direto no País
  • Dívida Líquida do Setor Público
  • Resultado Primário
  • Resultado Nominal

Nessa semana (03/05/2021), as expectativas demonstram uma deterioração no que tange aos índices de inflação.

IPCA

Em janeiro de 2021, o mercado previa uma taxa acumulada em 12 meses para o IPCA de 3,34% ao ano. Nesta semana, a expectativa ficou em 5,04% ao ano. Essa deterioração ocorre há 4 semanas.

GRÁFICO 01 - IPCA X Média Móvel

IGP-M

Outro índice de inflação que vem se deteriorando é o IGP-M. O IGP-M é o principal instrumento de reajuste dos alugueis e sua elevação tem impacto posterior no IPCA.   Em janeiro de 2021, o mercado previa uma taxa acumulada em 12 meses para o IGP-M de 4,60% ao ano.  Nesta semana, a expectativa ficou em 14,32% ao ano.

GRÁFICO 02 - IGP-M X Média Móvel

TAXA DE CÂMBIO E SELIC

A taxa de câmbio vem depreciando desde de janeiro de 2021. A expectativa para o fim do ano de 2021 era de R$5,00 para cada dólar americano. No boletim Focus de 30/04/2021 a expectativa está em R$ 5,39. Isto representa uma depreciação de 7,8% na taxa de câmbio considerando a média móvel de quatro semanas. Com a elevação das taxas de inflação e a depreciação do câmbio pressionam o Comitê de Política Monetária - COPOM.
O COPOM é responsável por definir o rumo das taxas de juros básicas da economia, conhecida também por Taxa SELIC. Nessa semana, teremos reunião do COPOM para a definição da meta da taxa SELIC para os próximos quarenta e cinco dias. A nossa expectativa é que o COPOM aumente em 0,75% a atual taxa de 2,75% alcançando portanto, a taxa de 3,50% ao ano.

GRÁFICO 03 - Taxa de Câmbio X Média Móvel

CENÁRIO POSITIVO

As notícias desanimadoras sobre os principais índices econômicos e o cenário pandêmico mundial dificulta qualquer prognóstico no curto prazo. No entanto, destaca-se a elevação dos preços da commodities e a taxa de câmbio favorável para as exportações brasileiras.

Na medida em que a vacinação no mundo avança e a economia mundial se recupere, as exportações brasileiras tendem a crescer. Dessa forma, atraindo novas divisas ao país e estimulando o emprego e a renda nacional.

A expectativa do mercado é que o Brasil apresente crescimento do PIB de cerca de 3,09% neste ano. Fato consumado é que o Brasil tem que acelerar o ritmo de vacinação para a recuperação econômica ocorrer.  Somente com a vacina teremos recuperação do emprego e da renda no país.


Para acessar todos os dados do Boletim Focus clique aqui!

Marcadores

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.