Morning Call: Futuros em NY operam próximo de novas máximas históricas em semana que deve marcar novo embate político em Brasília

Mornging Call 10 de Mai de 2021

Podcast: Wisir Research

Os futuros de ações dos EUA operam em alta, junto das ações asiáticas (exceção à bolsa de Hong Kong) nesta madrugada de segunda-feira, após outro recorde de alta para o índice S&P 500, com dados fracos de empregos reforçando a expectativa pela manutenção dos estímulos, especialmente por parte do Federal Reserve. A gasolina e o petróleo bruto aumentaram depois que um ataque cibernético forçou o fechamento de um oleoduto importante nos Estados Unidos.

O setor de materiais liderou os ganhos em um índice da MSCI de ações da Ásia-Pacífico à medida que as commodities avançam. A gasolina subiu 4,2% próxima de sua maior alta em três anos, com a operadora americana Colonial Pipeline não fornecendo cronograma para uma reinicialização após um desligamento na sexta-feira devido a um ataque hacker.

Os futuros do minério de ferro dispararam e o cobre atingiu novo  recorde em meio a apostas crescentes de que estarão entre os maiores vencedores de um novo boom de commodities.

Enquanto isso, o yuan onshore da China atingiu seu nível mais forte em relação ao dólar desde 2018. A libra atingiu a maior alta em 10 semanas depois que as eleições no Reino Unido negaram ao principal partido da independência da Escócia uma maioria absoluta,  fortalecendo o controle dos conservadores.

O aumento do preço da energia está contribuindo para o debate sobre a inflação antes de um relatório do CPI dos EUA esta semana, que deve mostrar preços aumentando ainda mais em abril. Os investidores também analisarão os comentários de uma série de palestrantes do Federal Reserve para orientação sobre seu pensamento sobre o caminho do crescimento e da política, seguindo alguns dados econômicos dos EUA mais suaves do que o antecipado.

Os empregos nos EUA aumentaram em 266.000 em abril, ficando atrás do salto projetado de um milhão, e sugerindo que o Fed pode manter sua postura acomodatícia por ainda mais tempo. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse que o relatório "ressalta a longa escalada de volta à recuperação", enquanto reitera sua expectativa de um retorno ao pleno emprego no próximo ano.

Por aqui, a semana marca novos depoimentos na CPI da covid e a cena política deve repercutir também, as denúncias feitas pelo jornal Estado de São Paulo, onde acusa o governo federal de aumentar sua base de apoio no Congresso utilizando um orçamento paralelo de R$ 3 bilhões, operado de forma sigilosa até mesmo dos órgãos de controle. Parlamentares da oposição vão pedir que Ministério Público Federal e Tribunal de Contas da União investiguem o caso.

No front do vírus, o Brasil chegou a 422.418 mortes e 15.182.219 casos de covid-19 neste domingo, 9, de acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa. A média móvel registrou queda pela terceira semana consecutiva, com 2.092 por dia, embora seja considerada alta por especialistas. Também neste domingo, o Estado de São Paulo ultrapassou a marca de 3 milhões de casos do novo coronavírus.

Na campanha de imunização, foram aplicadas 53.071.883 doses de vacina contra a covid-19 no País, o que representa 16,6% da população. Do total. 17.744.038 receberam também a segunda dose, ou seja, 8,3% dos brasileiros.

Em 24 horas, 91.896 receberam o imunizante pela primeira vez, enquanto 28.358 passaram pela aplicação da dose complementar. Os dados são referentes a 16 unidades federativas.

Copyright: Filipe Teixeira - Wisir Research

Marcadores

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.