Morning call: mercados operam sem direção única apesar de fortes resultados das companhias no 1T

Mornging Call 27 de Abr de 2021

Podcast: Wisir Research

As ações asiáticas fecharam mais um pregão sem apontar para uma direção única, enquanto os futuros em Nova York operam em alta, refletindo alguns ganhos robustos de suas companhias no primeiro trimestre, compensando assim, as preocupações sobre os riscos de crescimento decorrentes do aumento de casos da Covid-19 em algumas partes do mundo.

Na Ásia, o Japão foi o destaque negativo, uma vez que as restrições relacionadas à pandemia pesaram sobre o sentimento dos investidores, que viram o Banco Central cortar sua previsão de inflação.

Em Hong Kong, o dia foi de perdas e ganhos, mesmo com o HSBC Holdings relatando que seus lucros mais que dobraram no primeiro trimestre, voltando a ter lucro também na Europa e nos EUA.

O rendimento do Tesouro dos EUA em 10 anos se manteve bem abaixo dos picos do mês passado e o dólar avançou. Os preços do petróleo operam em alta,  com as projeções da OPEP + de uma forte recuperação global, apesar da ameaça de curto prazo de aumento de casos Covid-19 na Índia.

Enquanto as economias emergentes da Índia ao Brasil seguem lutando com a crise de saúde, o mundo desenvolvido está em um caminho de recuperação mais firme com um ritmo mais rápido de vacinações. Os dados dos EUA nesta semana devem mostrar um crescimento acelerado do PIB para 6,8% anualizado no primeiro trimestre.

Esse prognóstico no entanto,  não deve mudar a postura altamente acomodatícia do Federal Reserve, que deve manter as taxas em "stand by" e as compras de ativos inalteradas na reunião desta semana.

Mais de três quartos das empresas S&P 500 que relataram resultados até agora superaram as estimativas dos analistas, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Amazon, Facebook e Apple  devem apresentar seus números nesta semana.

Entre as commodities destaque para o cobre, que estendeu a alta que levou os preços aos níveis mais altos em quase uma década, à medida que os comerciantes consideram os planos do governo dos EUA para um grande pacote de infraestrutura.

Por aqui, Senadores devem ignorar a decisão judicial que determinou o afastamento de Renan Calheiros (MDB-AL) da relatoria da CPI da Covid, que será instalada na terça-feira, 26. Interlocutores do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), dizem que a decisão não para em pé.

Há uma justificativa regimental. Na decisão, o juiz Charles Renaud Frazão de Moraes determinou que o nome de Renan Calheiros “não seja submetido à votação para compor a CPI em tela”.

Como diz o Art. 89-III do regimento interno, não há votação para relator na comissão. Os senadores são designados pelos partidos, e o relator é designado pelo presidente da comissão, este sim, eleito pelos pares.

Enquanto isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou nesta segunda-feira, 26, a autorização para a importação da vacina russa Sputnik V por 10 Estados. Em reunião extraordinária, a diretoria colegiada da agência rejeitou por unanimidade o pedido e embasou sua decisão na falta de dados básicos para análise do produto e em falhas identificadas pela área técnica da Anvisa que podem comprometer eficácia, segurança e qualidade do produto.

O Brasil registrou 1.279 novas mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de óbitos, que leva em consideração os registros dos últimos sete dias, ficou em 2.451 nesta segunda-feira, 26. Os dados têm mostrado tendência de redução ao longo da última semana.

Com os dados desta segunda-feira, o Brasil chegou a um total de 392.204 vítimas do novo coronavírus desde o início da pandemia. Foram 197.228 mortes pela doença em 2021, quantidade que ultrapassou neste domingo, 25, os registros de todo o ano de 2020. O mês de abril acumula até aqui 70.318 óbitos, confirmando o posto de mês mais letal da pandemia.

Marcadores

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.