O que é representação de dados?

A representação de dados consiste em entender como cada tipo de dado é processado e armazenado em um dispositivo e que isso impacta sobre o modo como os tipos de dados são usados.


Gustavo Armoa Desenvolvedor front-end especializado em vendas online
1 min, 48 seg

Muitos professores nos perguntam: “O que é ‘representação de dados’ e por que é importante?” Eles se perguntam se isso faz parte da matemática – talvez algo a ver com estatística e gráficos? Embora a compreensão de como os sistemas numéricos funcionem seja muito importante para entender esse conceito, a representação de dados se enquadra nos currículos digitais e por uma boa razão.

Um dispositivo digital armazena todos os dados, áudio, vídeo, texto, imagens, processos, espaços e programas como números.

A representação de dados consiste em entender como cada tipo de dado é processado e armazenado em um dispositivo e que isso impacta sobre o modo como os tipos de dados são usados.

Isso contribui para a nossa compreensão do que os computadores são capazes de fazer e o que eles não podem fazer … ainda.

Os computadores são no coração uma máquina eletrônica que processa informações em um ou dois estados – chamados bits. Esses estados podem ser representados com os dígitos 0 e 1.

Esse sistema de números binários é o cerne de todas as tecnologias digitais e, embora o número de coisas que possamos fazer e representar com esse sistema de bits simples seja incrível, a maneira como esses números são frequentemente representados na mídia com longas sequências de 0s e 1s em várias combinações podem ser bastante intimidadoras. Como diabos os cientistas da computação entendem todos esses números?.

Felizmente para nós, enquanto os computadores armazenam e processam todas as informações em binário, aqueles que usam computadores não precisam mais ser fluentes em binário.

No entanto, é importante saber como os computadores podem armazenar e transformar livros, músicas, fotos e outros tipos de dados.

Portanto, conhecer mais sobre os conceitos e fundamentos é um dos processos para desmistificar a maneira como os computadores armazenam e processam dados no sistema binário, observando as maneiras pelas quais os humanos coletam e processam informações do mundo ao seu redor.

Link fonte tradução livre do Zerobits


Deixe a sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Tópicos Mais Populares