O que é um Blockchain?

Blockchain 20 de Dez de 2021

Foto: Unsplash

Blockchains são formados por uma série de blocos individuais. Cada bloco contém informações sobre as transações realizadas em um determinado período de tempo. Eles também contêm um identificador exclusivo para diferenciá-los de todos os outros blocos na cadeia. Os blocos são criados resolvendo problemas criptográficos.

O processo de solução desses problemas é conhecido como mineração. Minar um bloco no blockchain atrai uma recompensa. Por exemplo, no início do blockchain Bitcoin, os mineiros que resolvem o problema de hashing criptográfico necessário para adicionar um novo bloco ao blockchain foram recompensados com 50 BTC.Blockchains são registros descentralizados. Em vez de ser armazenado em um local central, o blockchain é armazenado nos computadores de cada usuário daquele determinado blockchain.

Enquanto isso, o identificador de bloco exclusivo - conhecido como hash - é derivado das informações contidas em cada bloco anterior no blockchain. Isso significa que, para falsificar qualquer registro no blockchain, um ator nefasto teria que alterar cada bloco em cada instância do blockchain. Como resultado, os blockchains são considerados virtualmente não falsificáveis e considerados como registros imutáveis de transações.

Hoje, a maioria dos blockchains são públicos. Isso inclui criptomoedas proeminentes, como Bitcoin e Ethereum. Qualquer pessoa pode visualizar os registros das transações realizadas em uma determinada blockchain, usando uma ferramenta chamada explorador de blocos. Teoricamente, no entanto, os blockchains proporcionam um alto nível de anonimato aos usuários.

Enquanto blockchains públicos são a norma, versões privadas também estão sendo exploradas como uma solução para muitos casos de uso de negócios e governamentais.

Marcadores

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.