O que é uma Chave privada ou chave secreta em cryptomoedas ?

Cryptomoedas 20 de Dez de 2021

Foto: Unsplash

Uma chave privada geralmente se refere a uma cadeia de palavras alfanumérica que é gerada na criação de um endereço de carteira criptografada e serve como sua senha ou código de acesso. Quem quer que tenha acesso a uma chave privada tem controle absoluto sobre sua carteira correspondente, acesso aos fundos nela contidos e pode transferir ou negociar ativos e usar a conta para outros fins.

Um trecho de código gerado no processo de criptografia de chave assimétrica, emparelhado com uma chave pública, para ser usado na descriptografia de informações com hash da chave pública.

Graças à natureza irreversível do blockchain e à derivação criptográfica de chaves privadas, é impossível alterar as chaves privadas. Portanto, quando um usuário suspeita que uma pessoa ou entidade não autorizada conhece sua chave privada, a única maneira possível de proteger os fundos é através da criação e transferência para uma nova carteira.

Existem várias maneiras de armazenar as chaves privadas. O método básico e mais vulnerável é o código-semente direto, por exemplo:

“e0c9795a7fcf4ad2b7a257952dc5151ab1c865a02d88a41b7885b5f4e15b5879”

Algumas carteiras também usam arquivos criptografados gerais acessíveis por meio de uma senha, que é simplesmente um nível acima da chave bruta. No entanto, o método mais comum é através da geração de frases mnemônicas 12-24 usando o protocolo BIP39. Isso os torna mais fáceis de lembrar, mas difíceis de adivinhar; por exemplo, “shampoo plane stingray gully molusk de qualquer maneira, esclareça a observação da réplica do cabeçalho da bazuca echo”.

Curiosamente, algumas carteiras wallets como a carteira de hardware CoolWallet S usa números em vez de palavras para sua semente de recuperação e, em seguida, usa uma soma de verificação para verificar se foi registrada corretamente no final. Isso ajuda quem não fala inglês a evitar erros de grafia, como "planejar" em vez de "avião". Um pequeno erro pode impossibilitar o acesso à sua carteira.

Independentemente da forma de geração e armazenamento, é absolutamente crítico proteger as chaves privadas de forma adequada. Os usuários são aconselhados a armazená-los offline em vez de mantê-los em um dispositivo online.

Outra opção é escrevê-los em pedaços de papel e guardá-los em cofres ou caixas de depósito. A forma mais comum de protegê-los é usando carteiras de hardware para mantê-los offline. Há também uma categoria de nicho de usuários que os armazenam em suportes especialmente projetados feitos de titânio e outros materiais resistentes ao fogo.

Fonte: Coinmarketcap

Marcadores

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.